Pages

quarta-feira, 24 de março de 2010

O que é Web 2.0?



 Web 2.0

O termo web 2.0 foi criado pelo irlandês Tim O'Reilly em 2004. Até hoje não há um ponto definido que indique o inicio dessa nova era da internet. Nunca houve de fato uma divisão de web 1.0 para web 2.0, o que realmente aconteceu foi uma evolução. Uma das principais características da web 2.0 é a facilidade que cada usuário tem para criar seu próprio conteúdo e compartilhar com os demais internautas conectados à rede, através de redes sociais (Orkut, facebook, twitter), Blogs (blogger, O novo da rede) e wikis (Wikipédia), tornando a navegação pela rede algo mais dinâmico e de melhor aproveitamento.
Um dos conceitos fundamentais da web 2.0 é o de criar e sempre melhorar aplicativos que possam ser integrados a “plataforma web”. Segundo o Wikipédia, um site com conteúdo criado pelo seus próprios usuários, a web 2.0 é assim definida:
“Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário