Pages

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Comunicação Visual

Harmonias Cromáticas


È importante para todo comunicador visual saber o significado de cada cor e as diferentes mensagens que as mesmas podem passar dependendo do contexto em que elas são utilizadas.
Na roda das cores há uma equidistancia entre as cores primárias; entre as cores secundárias e entre as terciárias, isto é, tem a mesma distancia entre elas.
Com a roda das cores pode-se fazer combinações que chamamos de harmonias cromáticas.



1. Monocromática
É a harmonia resultante de uma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores.

2. Análoga
É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas a ela na roda das cores.

3. Complementar
É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Muito comum nesse caso é a mistura do vermelho com verde, azul com amarelo.

4. Triadica
É a harmonia onde usamos três cores da roda das cores que tem a mesma distancia entre elas. Por exemplo azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinação consegue dar um efeito visual muito atraente.

5. Complemento dividido
É a harmonia conseguida através da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. É caso de um arranjo com as cores amarelo,azul-violeta,vermelho-violeta.


6. Acromática
È a harmonia conseguida pela utilização de cores neutras, ou seja as cores situadas na zona central do círculo cromático, próximos ao centro deste, que perderam tanta saturação que não se aprecia nelas o matiz original.







Exemplos de sites que usam harmonias cromáticas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário